Equipe

Além da equipe apresentada abaixo, o programa AmaGaia terá a participação de educadores locais, residentes na Floresta Nacional do Purus.

May East 
educadora
May East vive em Findhorn (ecovila na Escócia) há 19 anos, é diretora do Gaia Education e do UNITAR CIFAL Findhorn – um centro de treinamento associado às Nações Unidas.   May é educadora focada em sustentabilidade, trabalha internacionalmente com agências intergovernamentais, organizações, empresas e as Nações Unidas na criação de diretrizes políticas para o desenvolvimento sustentável e programas de liderança e sustentabilidade. May é também facilitadora do Clube de Budapeste, um think thank de renomados membros, incluindo cientistas, economistas, políticos, artistas e líderes empresariais que se reúnem regularmente para o diálogo sobre problemas e soluções para os desafios globais. May tem experiência em educação e consultoria para a sustentabilidade e uma capacidade comprovada em desenvolvimento de equipes, consistentemente atingindo, ano a ano, metas de educação e cooperação e crescimento inter-organizacional.  Facilitadora de encontros, mesas-redondas, e sessões de formação internacionais que criam o conhecimento necessário para o desempenho global sustentável. Designer de processos sistêmicos que aumentam a capacidade das organizações para aprender e se adaptar às novas circunstâncias.

John Croft
educador
Co-fundador da metodologia do Dragon Dreaming para gestão de projetos.  Pai, agente de mudança, mentor para desenvolvimento organizacional e gestão de projetos.  Consultor profissional de Desenvolvimento Comunitário e Educação para Empoderamento,  trabalhou na Indonesia, Papua Nova Guiné, Australia, Africa, Estados Unidos e Europa.  Foi Diretor Sênior de Projetos (Desenvolvimento Econômico Comunitário) pela Community Capacity Building Division, do Departamento de Governos Locais e Desenvolvimento Regional de WA, Australia.   Trabalha neste campo nos últimos vinte anos. Co-fundador da Fundação Gaia da Austrália Ocidental, uma organização comprometida pelos seus três princípios a trabalhar nas áreas de crescimento pessoal, construção de comunidade e serviço para a Terra. Criada em 1987, a Fundação realizou mais de 500 projetos de sucesso na Austrália Ocidental.   Membro do Conselho do Sophia College, que oferece treinamento em desenvolvimento de comunidades. Membro emérito do Living Earth Solutions, uma Cooperativa de Consultoria em Design de Ecovilas.   Palestrante e educador em escolas, universidades e centros de ensino, nos campos de desenvolvimento organizacional, ecologia profunda, mudanças climáticas e pico do petróleo, entre outros.

Edite Faganello Querer
educadora/facilitadora
Pedagoga, Eco Educadora (para a prosperidade sustentável e cultura de paz). Especialista em Jogos Cooperativos. Membro do Centro de Formação de Formadores em Economia Solidária – CFES/Sul. Formação em Direitos Humanos e Resolução de Conflitos. Prática há mais de 17 anos no desenvolvimento de pessoas em diferentes grupos e contextos. Conferencista no Brasil, em várias regiões do país. Facilitadora da Cultura da Cooperação. Jogos Cooperativos e Processos Participativos. Mediadora da Conferência Regional nas áreas de Educação e Meio Ambiente. Co-inspiradora e parceira na Coíris. Membro da comunidade Art of Hosting Brasil (Arte de Anfitriar conversas significativas). Co-inspiradora e faz parte da equipe de diretores do Instituto Nhandecy. É Coordenadora e facilitadora do programa de Educação para a Sustentabilidade, GAIA Education no Paraná. Tem um encantamento especial pelas histórias das pessoas e pela Terra que se manifesta em cada ser.

Taisa Mattos
educadora/facilitadora
Formada em Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA em Abordagem Transdisciplinar Holística pela UNIPAZ-RJ. Desde 2004, é parte do movimento de Ecovilas, membro da Rede de Ecovilas das Américas-ENA/Brasil. É um dos fundadores da Ecovila Terra Una, em Minas Gerais. Participou da criação da Rede de Economia Solidária Flor & Ser, em Santa Teresa-RJ e atua como educadora, ministrando workshops sobre vários temas relacionados à sustentabilidade. Ela é parte do time de coordenadores e docentes do EDE no Rio de Janeiro, em Liberdade-MG, e em Brasilândia-SP. Responsável por trazer o treinamento para a Transição (Cidades em Transição) para o Rio de Janeiro, em parceria com a Rede de Transição.

Felipe Bannitz
educador
Formado em Economia pela Faculdade de Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (FEA-USP) com especialização em Economia Solidária e Tecnologias Sociais pela Unicamp (Universidade de Campinas). Desenvolve ações e pesquisas sobre Empreendedorismo, Economia Solidária, microfinanciamento,  iniciativas comuns de compras e Desenvolvimento Local, que resultou na criação e implementação de um Banco Comunitário para o Desenvolvimento Local. Trabalhou por três anos na Incubadora de Empresas tecnológica de Cooperativas Populares da USP (ITCP-USP) e faz parte da coordenação da Incubadora de Empresas Tecnológicas de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (ITCP-FGV), em São Paulo, desde 2005. Participou do curso Educação Gaia (EDE) na UMAPAZ, em São Paulo, em 2007, e como educador, no Educação Gaia em Brasilândia, em 2011.

Skye
educador
Skye é um educador australiano e praticante experiente de permacultura, com os seguintes graus acadêmicos: M.Sc.  em Design Integrado de Ecossistemas, pela Gaia University International, EUA, 2008; Diploma em Permacultura, pelo Australian Permaculture Institute, 1994; Certificado de Formação de Professores, também pelo Australian Permaculture Institute, Austrália, 1988; Certificado de Design em Permacultura pelo Australian Permaculture Institute, 1983; B.Sc. (com honras), em Física Nuclear, Universidade de Melbourne, Austrália, 1974.
Skye viveu na ecovila permacultural Crystal Waters, na Austrália, de 1986 a 2000, e é co-fundador do Earthcare Enterprises, especializada em organizar e oferecer cursos de Certificado de Design em Permacultura.  É co-autor do livro Manual for Teaching Permaculture Creatively, Earthcare Education Aust., 1994. De 1994 a 2000 focalizou PDCs (Permaculture Design Certificate), oferecendo mais de 30 cursos na Austrália, México, Japão, Quênia, África do Sul, Cuba, Inglaterra, Alemanha e Argentina.
Skye deu também cursos avançados sobre facilitação, para a Associação de Professores de Permacultura nos Estados do leste dos Estados Unidos. Ele é co-fundador e sócio da Geelong Permaculture Design Collective, empresa de consultoria em permacultura, e foi Diretor de Educação do Instituto de Permacultura do México de 1996 a 2000. Ele vive no Brasil há 10 anos, e fundou o Instituto de Permacultura do Cerrado/Pantanal.  Desde então, tem ensinado o PDC nos principais institutos de Permacultura do Brasil, e participado de projetos de extensão universitária.

José Pacheco
educador
José Francisco de Almeida Pacheco é um educador português, criador da Escola da Ponte, em Vila das Aves, Portugal, que segue os princípios da educação democrática – uma teoria de aprendizagem e de governança escolar em que os estudantes e funcionários participam livremente e igualmente em uma democracia. Em uma escola democrática, há processos de tomadas de decisão compartilhados entre estudantes, professores e funcionários, e todos aprendem e trabalham juntos.  José Pacheco é também escritor, com alguns livros e uma vasta gama de artigos publicados.

Fabio Brotto
educador
Mestre em Educação Física pela UNICAMP (1999), bacharel em Psicologia pela Universidade de São Marcos (1989) e Bacharel em Educação Física, Faculdade de Educação Física de Santo André (1981). Tem experiência na área de educação física e psicologia, com ênfase em jogos cooperativos e pedagogia da cooperação. Ele foi pioneiro em jogos cooperativos no Brasil. Co-fundador do Projeto de Cooperação; focaliza jogos cooperativos, pedagogia cooperativa e equipes de desenvolvimento colaborativo.  Autor de dois livros sobre o assunto.

Ana Carolina Beer Simas
educadora/facilitadora/equipe
Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ. Professora da Universidade Federal de Viçosa desde 2001, onde foi Coordenadora de Curso. Atualmente cursa doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ), com um projeto de pesquisa-ação participativa na Vila Céu do Mapiá, Floresta Nacional do Purus, Amazonas, facilitando uma comunidade de aprendizagem sobre Comunicação Colaborativa para a Sustentabilidade Comunitária. O trabalho é inspirado nas dimensões social e visão de mundo do currículo de Educação para o Design de Ecovilas (EDE),  e em outras fontes.  Como parte da pesquisa, participou de treinamentos em diferentes ferramentas e metodologias de comunicação, facilitação e design social e cultural de ecovilas. Membro do Conselho Administrativo do ISAVIÇOSA. Membro do grupo iniciador do movimento das Cidades em Transição, em Viçosa, MG.

Felipe Simas
educador/facilitador/equipe
Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2000), onde também obteve seu mestrado (2002) e D.Sc. (2006) em Ciência do Solo e Nutrição de Plantas. Desde 2002, está envolvido em projetos de investigação sobre as alterações climáticas e seus impactos em ambientes terrestres na Antártica, agora como pós doutorando na UFV.  Professor na área de mapeamento e classificação do solo, e capacidade de uso da terra, e consultor ambiental, tendo participado de diversos levantamentos de solos, avaliações de impacto ambiental e planejamento do uso da terra, em Planos Diretores municipais e Planos de Manejo de áreas de proteção ambiental. É membro ativo do grupo iniciador do movimento Cidades em Transição, em Viçosa, e participou da Semana Ecológica do Ecovillage Design Education em Findhorn.  Em 2011, participou como tradutor do intensivo sobre a metodologia Dragon Dreaming, com John Croft, e vem desde então trabalhando com esta metodologia.   Trabalha com as comunidades da Floresta Nacional do Purus desde 2002, e participou do mapeamento geoambiental e de solos da FNP, que foi então usado como base para o Plano de Manejo. Diretor Executivo da ISAVIÇOSA desde 2007, e desde recentemente Secretário de Projetos do IDA-CEFLURIS.

Gabriela Monteiro
educadora/facilitadora/equipe
Educadora e pesquisadora em Nutrição Integrada, programa que engloba suas diversas áreas de interesse.
Formada em Relações Internacionais e Design.
Desenvolve ações e pesquisa nas áreas de Alimentação - com foco em alimentação consciente, gastronomia viva e alimento local; Design - desenvolvimento de produto, design gráfico e editorial e Arte – intervenção urbana e desenho.  
Concluiu o Curso Educação Gaia (EDE) na Escola de Botânica Tropical do Jardim Botânico/RJ, em 2009, tendo trabalhado por três anos na equipe de apoio do curso.
Membro do grupo iniciador no movimento Cidades em Transição no Rio de Janeiro, colaboradora do projeto Terrapia/ENSP/Fiocruz e membro colaborador da Ecovila TerraUna.

Pedro Christo
equipe
Formado em Engenharia Florestal, e Mestre e Doutor em Ciências Florestais, pela Universidade Federal de Viçosa, com projetos na Floresta Nacional do Purus, Amazonas. No Mestrado, desenvolveu a base cartográfica para o Plano de Manejo da unidade de conservação. No doutorado, realizou os estudos ambientais para o Plano de Manejo Florestal, incluindo estudos para geração de energia sustentável com resíduos de madeira. Atualmente coordena o projeto de Manejo Florestal Sustentável Comunitário na Floresta Nacional do Purus, para a implementação efetiva do Plano por membros da comunidade, que inclui a organização de uma cooperativa.   Foi docente do Curso de Mestrado Profissional em Meio Ambiente e Sustentabilidade, do Centro Universitário de Caratinga. Tem experiência na área de Ciências Florestais, especialmente na gestão de áreas protegidas, gestão de ecossistemas florestais e sistemas de informação geográfica. Vem trabalhando como consultor ambiental  nos últimos 10 anos, participando de avaliações de impacto ambiental e ordenamento do território, tais como Planos Diretores municipais e Planos de Manejo de áreas de proteção ambiental. Atualmente realiza Pós-Doutorado, com um projeto sobre geodiversidade em campos de altitude em Minas Gerais.  Membro Fundador e Diretor de ISAVIÇOSA, e membro do grupo iniciador do movimento Viçosa em Transição.

Alice Alfano 
facilitadora/equipe
Administradora. Gaiana formada em Terra Una.  Artesã de papel passou os últimos meses de 2012 na Amazônia conhecendo a realidade da floresta, pesquisando fibras, técnicas artesanais e visitando comunidades. Está se especializando na metodologia Dragon Dreaming para projetos ecologicamente sustentáveis que desenvolvam a economia comunitária. Trabalha também com registro fotográfico e edição de vídeos.




Pedro Araujo Mendes
facilitador/equipe
Designer em sustentabilidade, educador e músico, trabalha com a facilitação de grupos e projetos. Dentre estes, destacam-se a co-criação e produção do I Encontro Musical da ong e ecovila Terra Una, curadororia e idealização da Jequitiba Ecofeira Cultural, coordenação com a Cia. Carroça de Mamulengos da União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus (CE), entre outros. Tocou no grupo Sagarana com o qual produziu o projeto “Gaio da Roseira”, evento voltado à investigação/promoção dos bailes brasileiros populares. Também é treinador e facilitador de design  em projetos - Dragon Dreaming. Possui formação em design em sustentabilidade pelo Educação Gaia, design em Permacultura (PDC), Tokkou (curso especial em reunião de Kensan da Vila Yamaguishi) e é graduado em música pela UNIRIO.

Tatiana Reis 
facilitadora/equipe
Formada em Letras pela UFMG, inglês e espanhol fluente, professora de inglês na educação infantil e ensino fundamental. Pós graduação em Supervisão, Inspeção, Coordenação e Gestão escolar.  Terapeuta de Florais da Amazônia. Curso intensivo sobre a metodologia Dragon Dreaming. Membro do grupo iniciador das Cidades em Transição, Viçosa/MG. Sócio-fundadora do ISAVIÇOSA. Seminários e estudos práticos sobre a alimentação macrobiótica. Em andamento: curso de Pedagogia Curativa e Terapia Social. 


Potí
equipe
Potí é Brincante itinerante, Educadora e Artista. Repentista, Malabarista e Surfista. Mambembe.Apresenta o Programa Tudo Simples, da Fox, como artesã. Cursou as dimensões Econômica e Social da Educação Gaia na Amazônia. Participou de intervenções artísticas sob direção do Grupo Galpão e Grupo Tá na Rua com Amir Haddad. Facilitou oficinas de Perna-de-Pau e Música com Instrumentos de Sucata em Tocantins e Goiás. Em 2011, na Índia, trabalha com canto e dança no Grupo Yemadás África Brasil. Na Indonésia, facilita oficinas de teatro e samba. Apresenta samba-de-roda, coco e jongo no evento Bali Visita. Trabalhou na cia teatral de Pedro Nercessian e Cia Muito Franca. Estudou no Teatro OTablado e participou de Projetos do Grupo Afroreggae. É facilitadora de Surf, Stand Up Paddle, Danças Populares Brasileiras, Artes Integradas, Culinária Vegetariana, entre outros. Formada em Educação Física pela UFRJ.